top of page

Artigo de Opinião

Reciprocidade em sala de aula

Existem vários fatores que podem interferir no sucesso da aula, entre eles, e o mais comum é o planejamento.
O passo a passo, onde se pretende chegar, como se pretende chegar, o famoso "plano B" se algo fugir ao esperado, a finalização que geralmente acontece com uma avaliação, são etapas importantíssimas no processo ensino-aprendizagem.
Encontramos com muita facilidade orientações sobre isso, como planejar, como executar e principalmente como avaliar, mas tudo isso pode não ser suficiente para o sucesso da aula.
Reciprocidade, na minha opinião, é a chave de uma aula bem sucedida.
"A reciprocidade é uma particularidade de enorme valor na sociedade, porque de acordo com a psicologia social as relações mútuas contribuem para a conservação de normas sociais. O conceito de reciprocidade está presente em várias culturas e religiões e é apresentada como uma norma imprescindível para uma convivência saudável."(www.significados.com.br)
O conceito de reciprocidade também é muito na área de  vendas que seria algo como "dê algo ao seu cliente antes de vender!"(http://blog.gazinatacado.com.br). 
"Em Matemática Financeira falamos sobre reciprocidade bancária que consiste na concessão e liberação de crédito e empréstimos a clientes que atribuam à instituição bancária preferência em serviços como depósitos, cobranças, ordens de pagamento, câmbio, etc. Consiste em um estímulo (isenção de tarifas bancárias) por parte do banco a um cliente que tenha um saldo expressivo na conta corrente ou que utilize de forma intensa alguns serviços do banco."(www.significados.com.br).
Mas em sala de aula, o que seria reciprocidade?
Não seria algo muito diferente do conceito utilizado na área de vendas ou matemática financeira. Reciprocidade em sala de aula é estabelecer uma relação de cooperação mútua entre aluno e professor, onde esteja claro o fato de que professor e aluno estão unidos com um único propósito, o de tornar a aula produtiva, onde aluno e professor estejam ao mesmo tempo ensinando e aprendendo.
Estabelecer essa relação e principalmente a conexão com o aluno está nas mãos do professor devido a sua experiência e formação acadêmica.
O trabalho não é fácil e também é lento, conhecer os alunos, descobrir seus anseios, seus objetivos fazem parte do início do trabalho.
Não existe a necessidade de se falar verbalmente o quanto o professor está comprometido com o processo ensino-aprendizagem, isso é facilmente notado pelas atitudes do professor em sala de aula.
Em toda a disciplina sempre existe algo ou alguma atividade que os alunos gostam de realizar, descobrir o que lhes agrada e se empenhar na realização da atividade pode ser um primeiro passo para estabelecer a reciprocidade. 
Partir do princípio que o aluno e o professor estão apenas cumprindo sua obrigação não é um bom começo para se estabelecer uma relação de reciprocidade, é justamente o contrário, fazer além do esperado, oferecer algo fora da sua obrigação isso coloca o outro, nesse caso, aluno disposto a retribuir, o que poderá ir além de sua obrigação em sala de aula.

©2018 por Diário de uma Professora de Matemática.

bottom of page